Tai Chi Pai Lin

Uma prática para o sentimento de amor

 

De origem chinesa, o Tai Chi Chuan visa promover a circulação de energia e a serenidade do espírito por meio de movimentos suaves e meditação, cultivando a união entre o Yin e o Yang em busca da harmonização entre corpo e o espírito, integrando ainda o ser humano à natureza. Sua prática é integrativa, uma vez que possui uma abordagem completa do ser humano: propicia o autoconhecimento e a manutenção do equilíbrio físico, energético, mental e espiritual.

Os treinamentos são realizados de forma lenta, suave e circular; a movimentação é natural e associa concentração e serenidade.

Tai Chi Pai Lin é assim chamado por compreende o conjunto de práticas introduzidas no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin: o exercício integrado da medicina tradicional chinesa, a meditação taoísta e os movimentos do Tai Chi Chuan e o Chi Kung. Em chinês, Pai Lin significa “cem anos” – indicando o caminho para o cultivo da saúde e da longevidade.

Mestre Liu Pai Lin (1)

Segundo o Mestre Liu Pai Lin (2),  o Tai Chi é uma prática para a longevidade e do sentido de amor. (…) Existe, na natureza, uma energia criativa, dois sopros distintos, o Yin e o Yang que, em um movimento pulsante se unem fazendo surgir todas as coisas na natureza, inclusive o ser humano. Todo ser vivo, inclusive o homem, possui nos seus centros de energia, sistemas orgânicos, tendões e células, a energia original da vida, doada pelo céu e pela terra. Este sopro de energia vital constitui-se no que possuímos de verdadeiro e original. Esta energia no nosso corpo, quando concentrada e plena, pode prolongar a nossa vida. Dispersada rapidamente, o bonito se torna feio, o jovem fica velho, vem a doença e a morte. Ou seja: a vida do homem depende da concentração ou dispersão desta energia. Não dar atenção a esta energia é não dar importância à vida.

No macrocosmo, a energia do céu e da terra se unem diariamente. O sol, a lua e as estrelas do céu se unem com a água, o fogo e vento da terra, mantendo e fazendo surgir todas as coisas existentes na terra. O homem é um microcosmo – o céu fica na nossa cabeça e o baixo ventre é a nossa terra. Quando relaxamos, o sol na nossa cabeça desce e ilumina a nossa terra: isto é a união do Yin e Yang no homem. Esta união gera no nosso corpo nova energia, novo sangue, novas células, suprindo desta forma, o nosso cérebro, nossa energia espiritual e a saúde do nosso corpo físico.

O Tai Chi Chuan é uma prática do sentido de Amor, pois segue os princípios da natureza. (…) Observe o movimento de rotação da Terra: ele constrói diariamente o frescor de vida nova. Nesta observação, o homem aprende o caminho da espontaneidade. É como se a Terra estivesse fazendo Tai Chi Chuan, renovando o ar, impregnando novo frescor a todas as coisas, pois a maior virtude da natureza é fazer nascer vida nova. O ser humano pertence à natureza. Obtendo o ar puro, o sangue se renova e o espírito fica límpido. Desta forma, obtemos este sentimento de amor natureza.

Se praticarmos o Tai Chi Chuan diariamente, cultivamos a nossa natureza criadora, ligando-nos à natureza. Conservamos com naturalidade o amor no coração e retornamos à pureza do ser. Por isso que o Tai Chi Chuan é uma prática para o sentimento de amor.

As práticas

O Mestre Liu Pai Lin difundiu uma série de práticas corporais e meditativas que permitem vivenciar os fundamentos do Tai Chi Pai Lin. Lecionou no Brasil ao longo de duas décadas, e seus treinamentos foram desenvolvidos para assegurar a saúde e o equilíbrio ao praticante. Seus ensinamentos difundiram-se em diversas regiões do Brasil, tendo como berço principal a cidade de São Paulo devido a uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciada nos anos 90, quando os benefícios das práticas tradicionais da medicina chinesa foram comprovados e então o Tai Chi Pai Lin passou a fazer parte dos serviços de atendimento aos usuários da rede municipal de saúde da cidade. Entre os benefícios comprovados encontram-se a melhora em relação a distúrbios emocionais, maior disposição e bem estar, melhora em problemas reumatológico e ortopédicos, diminuição de dores no corpo.

Para conhecer alguns movimentos

No Aqui Ali Dança e Cultura, as aulas de Tai Chi Pai Lin acontecem às Segundas, das 8h às 9h, na Unidade Pinheiros e às Quartas, das 13h às 14h, na Unidade Centro

 Tarcisio Sapienza Segue o caminho das artes do Tao desde o início da década de 1980, orientado pelos Mestres Liu Pai Lin e Liu Chih Ming. Dedica-se à pratica e ao ensino de meditação (Dao In), energização (Qi Gong), Tai Chi Chuan e filosofia taoista. Integra nas aulas sua formação em arquitetura, arte educação e dança contemporânea (com Maria Duschenes/Laban).

Fontes:

(1) Para conhecer a história da vida do Mestre Liu Pai Lin: http://camarashaolin.blogspot.com/2012/08/mestre-liu-pai-lin.html

(2) Extraído do Vídeo: Tai Chi Chian pelo Mestre Liu Pai Lin, publicado por Associação Tai Chi Pai Lin – Espaço Luz, @espacoluztaichipailin

Artigo “Benefícios do Tai Chi Pai Lin à Saúde Física e Mental”, de Luci Lurico Oi, Emilia C. M. Tanaka e Elisa Harumi Kozasa publicado na revista Hermes n.18 (2013).

Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tai_chi_pai_lin