Perfil

Daniel Suleiman, professor de Jazz no Aqui Ali

“Acredito que minha formação e minhas vivências profissionais, em sala de aula e no palco, forjaram o profissional e a pessoa que sou hoje, e continuam a me transformar. Esse eterno crescimento é o que me move de fato.”

Bailarino, ator e cantor, Daniel Suleiman é professor e perfomer, lecionando dança e atuando em produções de teatro, musicais, comerciais de TV e afins. “Posso dizer que sou um eterno aprendiz fascinado pela arte em geral, pela transformação que ela causa na vida das pessoas, seja no performer ou na plateia”.

 

Daniel conta que seu envolvimento com a arte data de sua infância, influenciado por sua mãe, “artista plástica que também trabalhava com artes gráficas, produzindo capas de revista, livros e todo tipo de material visual. Ela sempre valorizou a arte e os processos artísticos na minha formação, me incentivando a explorar o ‘meu eu’ artístico muito cedo e me colocando em uma escola de pedagogia Waldorf, onde a arte é extremamente valorizada e incentivada.”

 

Aos 15 anos conheceu o Sapateado Americano, que se transformou em uma grande paixão. “Por conta do Sapateado acabei impactado pelos grandes musicais da Broadway, e surgiu vontade de trabalhar com dança e teatro. A partir daí, comecei a estudar mais, não só o Sapateado mas também Jazz, Ballet e Dança Contemporânea. Descobri no Jazz a minha grande vocação”. Por isso, quando surgiu a oportunidade de estudar dança nos EUA, não pensou duas vezes: “larguei tudo e passei um ano mergulhado nas aulas, dançando todos os dias e fazendo uma média de 6 aulas por dia. Neste período, entendi o que de fato significava, para mim, ser bailarino, ter este ofício, esta disciplina e entendimento do meu corpo”.

 

De volta ao Brasil, foi convidado a dar aulas de dança na escola de uma amiga. Quando topou o desafio, percebeu que já tinha acumulado bagagem e conhecimento imensos e, enfim, podia passar adiante. “Me descobrir professor foi uma grata surpresa. Até hoje fico impressionado como a troca entre aluno e professor é grande e profunda. Lecionar é uma responsabilidade enorme, envolve muito mais do que ser ou não um grande performer. Envolve amor, carinho, paciência, tato, técnica e compreensão”.

 

Daniel conta que seu propósito como professor é muito mais do que transformar seus alunos em exímios bailarinos. “Minha busca é melhorar a qualidade de vida desta pessoa. Minha vocação é muito mais ‘terapêutica’ do que profissionalizante e hoje isso é muito claro para mim. Percebo que a maioria das pessoas que me procuram, já dançaram na infância, ou sempre quiseram dançar, mas não tiveram oportunidade. Buscam a dança como uma forma de cuidado com o corpo e a mente, para melhorar o condicionamento físico, a autoestima, para se aceitar mais e se conhecer melhor. Isso para mim como professor é fundamental e recompensador.”

 

Com passagens por diversas escolas tradicionais de dança e teatro de São Paulo e dos EUA, formado em Teatro Musical pelo Curso Profissionalizante do SESI-SP e com especialização prática em dança pela escola americana Broadway Dance Center, Daniel Suleiman é ainda graduado em Estilismo pela Faculdade Santa Marcelina.

 

“Tenho muita coisa a aprender e, por conta disso, não paro de estudar e me aprimorar” – finaliza.

 

As aulas de Jazz de Daniel acontecem às terças (20h) e às sextas (19h30), no Aqui Ali Unidade Pinheiros
(Rua Simão Alvarez, 136 – Pinheiros)

Informações: contato@aquialidanca.com.br