Introdução à Dança

“Quais são as habilidades básicas para uma pessoa que deseja dançar e não possui nenhuma experiência anterior?”- buscando responder esta questão, foi idealizado o curso que já encanta os novos alunos

As aulas de Introdução à Dança, ministradas por Luciana Bortoletto, tiveram seu lançamento na primeira edição do evento Casa Aberta, realizado pelo Aqui Ali no último mês de junho. O curso foi criado com o objetivo de ensinar os princípios de dança que antecedem a escolha de uma modalidade específica.

 

 

 

Com duração de 1h30, o aprofundamento é gradativo e fornece informações para que cada aluno conheça seu corpo, compreendendo que as técnicas de dança devem dar suporte à expressividade e à criação. Assim, são abordados os seguintes temas:

  1. Estrutura óssea/ esqueleto: nosso sistema de sustentação e arquitetura.
  2. Relação entre espaço-tempo, a partir das noções de peso, impulso, orientação no espaço, centro e extremidades, contato com o solo.
  3. Noção de tempo e musicalidade: ritmos internos e externos, musicalidade do movimento e variação de dinâmicas.
  4. Habilidade de escuta sensível do corpo, ou seja, o encontro da expressividade singular com o outro para dançar junto e individualmente. Nesse momento, por meio jogos de movimentos e pequenas sequências coreográficas, o aluno vivencia os princípios e desenvolve as habilidades coletivamente, com respeito às particularidades e a história de cada corpo.

 

Quais os benefícios?

 O primeiro benefício é o acolhimento às singularidades e à história corporal de cada pessoa. Ao receber alunos que, eventualmente, desistiram de alguma modalidade por receio de se expor ou consideram-se inaptos ao aprendizado da dança, adotamos como missão desmistificar, juntos, o processo de aprendizagem.

 A metodologia toca questões relativas à saúde, oferecendo um enfoque somático em que são trabalhados exercícios que contribuem para alívio de tensões, aumento de flexibilidade, coordenação motora e agilidade nas ações físicas do cotidiano – deitar, sentar, ficar em pé e caminhar.

 Além disso, temos a experiência do movimento, o bem-estar físico e emocional provenientes de novas aprendizagens, da descoberta de capacidades; permite ainda dar vazão à expressividade e ao desenvolvimento do ser.

 

As aulas de Introdução à Dança acontecem às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, no Aqui Ali Unidade Pinheiros.

Aula experimental gratuita: vem conhecer!

Agendamento, inscrições e informações:

Whatsapp: 11 99834-7243 

E-mail: aulas.lb@gmail.com