Yara Castro

Um dos nomes mais importantes do Flamenco, ministra workshop Bulerías no Aqui Ali Palacete Teresa

Atualmente vivendo na Espanha, Yara vem regularmente ao Brasil para ministrar aulas e realizar workshops. Bailarina de formação clássica no Ballet Stagium de São Paulo, contemporânea e jazz, em 1986 iniciou seus estudos de flamenco com sua mãe, Laurita Castro. Professora de flamenco desde 1990, dirigiu o Centro Flamenco Pepe de Córdoba, seu professor espanhol radicado no Brasil.

Foto: Ana Sanz

Yara recebeu o Flamenco como uma herança: “minha avó materna cantava flamenco, dançava um pouco – passou isso para minha mãe, Laurita Castro. O flamenco é apaixonante até por sua própria origem. É uma técnica de música, dança que nasce da fusão de várias culturas. Isso o torna muito interessante e muito atraente”. O que a inspira é a “força da verdade no Flamenco – você baila a dor, a alegria, o entusiasmo, a tristeza… todos os sentimentos humanos. A inspiração é a própria vida. A gente acaba se transformando num ‘ser flamenco’ porque é uma forma meio filosófica de ser. Os flamencos têm uma coisa muito intensa e de muito vigor com pessoas – isso me atrai profundamente. Tenho a referência muito importante da minha mãe, como eu disse, apaixonada pelo flamenco, uma mulher com uma sensibilidade tremenda. Tenho também o meu casamento com Fernando de la Rua, filho de espanhóis, que se dedica ao Flamenco totalmente como guitarrista. Muito importante também, como inspiração, é meu professor espanhol, Pepe de Córdoba.”

Yara Castro conta que vem ao Brasil duas vezes por ano. Em meados de janeiro e fevereiro para seus cursos de férias, que já possui mais ou menos um roteiro que acontece todos os anos. “Sempre na terceira semana de janeiro, por exemplo, eu trabalho com a Talma Deleli, da Sala Tablado, em Sorocaba. Tem outras pessoas com quem eu trabalho, e volto sempre, Eliane Carvalho do Studio Gesto, no Rio de Janeiro. Eu já tenho uma certa regularidade dos cursos de férias de verão – isso me traz muita alegria”, afirma.

Foto Colorida Crédito para Thaís Mazzoco

A segunda temporada anual de trabalho pelos lados de cá acontece durante o mês de agosto e meados de setembro, quando ela realiza seu projeto autoral com a música de seu marido, Fernando de la Rua. O projeto, chamado Sons e Sonidos, é abraçado por grupos locais que coreografam e apresentam a música de Fernando. “Enquanto ele realiza workshops teóricos, eu ministro as práticas de ritmos do flamenco, a diferença entre trabalhar com montagem de teatro, trabalhar com a espontaneidade dos tablados, tudo isso a gente vai abordando nesse pacotão que é o Som e Sonidos. Durante 4 ou 5 dias fazemos este trabalho com os grupos brasileiros – desde escolas até profissionais independentes.”

Sobre o Workshop de Bulerías

“Bulerías é o ritmo mais difícil, acho que é o mais verdadeiro dentro do flamenco porque é algo muito espontâneo, natural, aliado a um grau grande de dificuldade de execução, de passos, pela velocidade da música, o ritmo bastante rápido e intenso…

então tem que se dançar com naturalidade, mas existem códigos da estrutura do baile por Bulerías que são difíceis de expressar de forma tão rápida e ter que contar – ‘contar’ são as coisas naturais da vida diária , do cotidiano das pessoas” – nos ensina Yara.

Para este workshop, Yara traz o músico Flavio Rodrigues “que é um músico com um talento extraordinário”. Além de amigos de longa data, já se apresentaram juntos inúmeras vezes.

O workshop Bulerías com Yara Castro e Flávio Rodrigues terá duração de 3horas – “estamos buscando trazer um pouco de uma espontaneidade que existe neste ritmo das bulerías. É um ritmo que se faz e se dança em roda, é um ritmo festeiro, muito alegre e tem uma execução bem própria em que a gente se mostra muito, com muita personalidade e existe a beleza do igual – diferente. O ritmo é implacável, mas a maneira, os gestos, a linguagem corporal, tudo isso a gente vai tentar passar um pouco da nossa experiência de Espanha, eu e o Flavio.”

Para participar é necessário ter conhecimento em Flamenco – nível intermediário, para que o participante possa entender um pouco esse compasso longo, de 12 tempos –  “não é uma coisa simples Dentro do intermediário, no flamenco, há uma gama muito grande de níveis (suave 1, 2, 3, 4… até o intermediário muito forte que já está na fronteira com o nível avançado). A ideia é abranger essa maior faixa de alunos e estudantes de Flamenco.”

Uma paixão de toda uma vida dedicada a uma arte que ela reconhece ser “tudo difícil, o cante, o baile, a guitarra tem uma técnica muito complicada – é uma arte muito bela, por isso o mundo inteiro abraçou o Flamenco e tem Flamenco em muitas partes do mundo, em lugares muito distantes que não tem nenhum vínculo com a latinidade, com a coisa passional e, no entanto, há pessoas que se dedicam ao Flamenco. Por isso que se transformou em Patrimônio Cultural da Humanidade.
Sobre o seu legado, Yara conta que vive muito o presente e “gostaria muito que toda essa minha entrega de vida, de mais de 30 anos de flamenco, que os meus ensinamentos fiquem, marquem uma referência importante do flamenco brasileiro”, conclui.

WORKSHOP
Yara Castro & Flavio Rodrigues
9 de FEVEREIRO/ 2020 – Domingo
das 10 às 13h (Nível Intermediário)
“BULERÍAS” ( com 2 profissionais).
Compás y Palmas
Pasos de Marcaje,
Respiros (en algunos estilos de letras)
Remates y Llamadas ..
LOCAL:
Aqui Ali Dança e Cultura
Rua Quintino Bocaiúva, nº 22
Centro Histórico na cidade de São Paulo /SP
Investimento:
Pagto.ANTECIPADO (com SUPER !! DESCONTO ). R$200,00
via transferência bancária até dia 8 / FEVEREIRO 2020
A partir de 8 de FEVEREIRO
Preço CHEIO para “TODOS” 230 ou no dia do Curso 9 em DINHEIRO.
Parcelamento 250,00 em duas vezes:
Transferência bancária até dia 8 fev.
Em nome de:
Yara Maria Rebelo de La Rua.
CPF 389.344.505-68
Bco ITAÚ – Itapeva/SP
Ag. 0727
Cc. 03805-1
Enviar comprovante por whatsapp.
Inscrições e informações com Priscila Assuar +55 11 989 575 657
castrodelarua@hotmail.com

 

GRUPO ACIMA DE 3 pessoas, desconto especial.
Entre em contato conosco!
Ou alguma dúvida com Yara Castro + XX 34 618 599 488